10 pragas ou 10 deuses do Egito?

O livro de Êxodo nos conta a história da saída do povo de Deus do Egito para a terra prometida. Sabemos desta história, na sala de crianças aprendemos sobre as 10 pragas do Egito e de como Deus envergonhou a faraó e libertou o povo bravamente. No entanto, hoje quero detalhar melhor sobre as pragas e mostrar a todos que em cada praga Deus estava desafiando um deus do Egito. Farei tudo de forma bem resumida com o objetivo de falar apenas sobre os deuses e qual sua função.

                 As 10 Pragas do Egito

    1ª praga: Ex 7.14

Água do Nilo se transformaram e sangue.
Esta praga faz referencia a Hápi (deus do Nilo); como o rio Nilo é essencial à economia e até a sobrevivência da nação, todos podem imaginar como este deus era importante na cultura local.

    2ª praga: Ex 8.1

Rãs
Esta praga afronta a Hegt (deusa Rã); parece-nos que o poder desta deusa não foi capaz proteger seus súditos. Já pensou, um monte de rãs pelas ruas ou então pulando em você?

    3ª praga: Ex 8.19

Piolhos
Esta praga desafia Tot, o senhor da magia. Os magos não eram capazes de realizar qualquer tipo de magia em virtude da presença destes pequenos seres pelo corpo. Já pensou um simples piolho e ninguém mais pode reverenciar seu deus !?

    4ª praga: Ex 8.20-23

Moscas
Ptah, deus criador do universo. O Deus verdadeiro enviou moscas sobre todo o Egito e ele nada pode fazer. Quem é mesmo o criador do universo?

    5ª praga: Ex 9.1

Peste no gado
Hator e Ápis, deus-touro e deusa-vaca (respctivamente); eram fiéis depositários da fé dos egípcios para proteção do animais. Sem comentários sobre a total impotência deles diante do nosso Deus.

    6ª praga: Ex 9.8

Tumores e Ulceras
Desafio a Ísis, senhora da medicina, deusa da cura e dos remédios. Parece que os egípcios clamaram em vão para curar os tumores e ulceras que nosso Deus colocou sobre eles.

    7ª praga: Ex 9.22

Trovões e Saraiva
Reshpu, deus muito importante, já que controlava as chuvas, ventos e trovões. Então era ele quem decidia se a plantação seria bem regada ou não; além de controlar os desastres ambientais e tudo mais. Mais um deus que ficou de “pés e mãos atadas” na defesa de seus fiéis.

    8ª praga: Ex 10.7-11

Gafanhotos
Esta praga desafia Min, deus da fertilidade e protetor das colheitas. Como os gafanhotos comeram toda a plantação, onde será que estava Min que não viu isto.

    9ª praga: Ex 10.21

Três dias de trevas
Rá, o deus-sol e Hórus um deus solar foram completamente desmoralizados. O deus do sol no escuro por falta de sol. Quem será o verdadeiro Deus do Sol?

    10ª praga: Ex 11.1

A morte do primogênito
Esta nós aprendemos na escola. O próprio faraó era considerado um deus no Egito. Ou então Amon-Rá, rei dos deuses e força criadora de vida e deixou morrer um filho de cada lar, até dos animais. Quem será o verdadeiro Deus da Vida.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: