Espinho na carne de Paulo!? O que é isso? 2º Coríntios 12:07

No livro de 2º Coríntios cap 12 vs 07 os Apóstolo Paulo diz: “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.

Mas o que seria ou do que se trata este “espinho na carne”? Consultando as bíblias de Estudo Almeida e NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), conseguimos compreender alguns pontos que apontam para um entendimento mais amplo do que foi este “espinho na carne.” A simples leitura do texto deixa transparecer que se trata de uma linguagem figurada, o eufemismo[i]; Paulo nos diz que havia alguma enfermidade física que era um incomodo, daí o uso da figura de linguagem. Mas será que este impasse já está resolvido?

Falando em “espinho na carne” podemos entender basicamente três pontos, a saber: 1. Uma experiência dolorosa, 2. uma dificuldade que o cercava e, 3. Enfermidade.

1 – Uma experiência dolorosa:

Uma nota na bíblia de Estudo Almeida (ao texto em questão), refere-se “figuradamente, a alguma experiência muito dolorosa…”. assim o “espinho na carne” pode ser entendido como metáfora aludindo a uma espécie de situação dura e de difícil convivência. O texto na NTLH traduz para “recebi uma doença dolorosa”. E na nota da bíblia de Estudo NTLH diz que, em função da expressão ”como um espinho em meu corpo’( v. 7 ) indica que lhe causava “muita dor”.

A palavra grega utilizada pelo apóstolo Paulo e que foi traduzida para espinho na carne é “skólops” (σκολοψ), que significa “estaca de bico”, “aguilhão”, “espinho”, etc. Esta palavra é encontrada em papiros da época para referir-se a uma lasca dentro da carne, que não se pode tirar.

2 – Uma dificuldade que o cercava:

O dicionário da Bíblia de Estudo Almeida apresenta, em especial, duas acepções interessantes da palavra espinho no texto:

2.1 Dificuldade – Em Provérbios cap. 15 vs.19, está escrito. “O caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é plana”.

Vale a pena observar as versões RA (Revista e Atualizada) e NTLH neste versículo:

·     NTLH: “o preguiçoso encontra dificuldades por toda parte, mas para a pessoa correta a vida não é tão difícil”.

·    RA: “o caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é plana”.

Paulo poderia estar se referindo a alguma dificuldade que o acompanhava e causando dores e prejudicando o seu trabalho.

2.2 Doença – Com uma indicação de provável complicação com os olhos, com base em Gálatas cap. 4:13-15 e cap. 06:11.

3 – Uma enfermidade:

O texto de Gálatas cap. 4 vs.13 e14 nos mostra que Paulo admitiu ter uma enfermidade física (RA) que lhe causava dificuldades. Na NTLH aparece a palavra “doente”; e no verso 14 diz que “seu estado de saúde” foi uma prova dura para os Gálatas que, mesmo assim, o trataram com dignidade.

Conclusão:

Logo, podemos entender o espinho na carne de Paulo como uma experiência dolorosa, que se constituía numa dificuldade que o acompanhava e o prejudicava muito, provavelmente uma enfermidade grave, difícil e dolorosa. Não o incapacitava para o trabalho, porém era como “espinho” que de vez em quando o atormentava; era algo grave que causava-lhe muita perturbação, e inconvenientes.

Pelo uso do grego σκολοψ (skólops), concluímos que a doença era corporal, portanto nem espiritual nem mental. Com base em Gálatas 4:13-15 a maioria dos especialistas concordam que era algo que afetava os olhos (Gálatas 4:13-15).

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Referência Bibliográfica

Texto base originalmente produzido por: Lécio Dornas: Teólogo, escritor, especialista em Educação Religiosa, pastor da Igreja Batista Dois de Julho em Salvador-BA. Ampliado e editado por Ricardo Moreira Braz do Nascimento.

D. A. Carson – R. T. France – J. A. Motyer – G. J. Wenham – Comentário Bíblico Vida Nova

Colin Kruse – 2 Coríntios, introdução e comentário

Frank Thielman – Teologia do Novo Testamento – F. Thielman

Russell P. Shedd – Biblia Shedd

Bíblia de Estudo Almeida – Sociedade Bíblica do Brasil

Bíblia de Estudo NTLH – Sociedade Bíblica do Brasil

F. Davidson, MA, DD. O Novo Comentário da Bíblia

E. AMPUERO Matta. Comentário Bíblico Adventista

Dicionário Priberam: [Retórica] Figura de estilo com que se disfarçam as ideias desagradáveis por meio de expressões mais suaves (ex.: ir para o céu em vez de morrer).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: