O Natal é o feriado cultural mais visado do mundo. Abaixo oito fatos sobre a comemoração anual do nascimento de Jesus:
- Ninguém sabe o dia e o mês que Jesus nasceu (apesar de alguns estudiosos especularem que foi em setembro). A primeira evidência que aponta o dia 25 de dezembro como o nascimento de Cristo é encontrada no Calendário Filocaliano, calendário romano, do ano 336.
- Apesar da impressão deixada por peças e corais de Natal, a Bíblia não cita os seguintes acontecimentos:
-
- que Maria andou em um jumento; que um hospedeiro mandou Maria e José embora (apenas que não havia lugar na estalagem);
- que Maria deu à luz a Jesus no dia em que chegou a Belém (só que isso aconteceu enquanto estavam lá); que anjos cantaram (é dito que o “exército celestial” falou e louvou a Deus);
- que havia três sábios (o número não é especificado) ou que os magos chegaram no dia/noite do nascimento de Jesus.
-
- Ao invés de ter nascido em um estábulo, Jesus provavelmente nasceu em uma caverna ou abrigo montanhês. As montanhas que existiam nos arredores de Belém continham pequenas cavernas para estocar alimentos e embarcar suprimentos.
- O local exato do nascimento de Jesus é desconhecido, mas, no terceiro século, a tradição estabeleceu uma provável caverna em que o nascimento teria ocorrido. Helena, mãe de Constantino, construiu a Basílica da Natividade no local.
- Durante a Idade Média, crianças ofertavam presentes em devoção a São Nicolau (que deu origem ao personagem do atual Papai Noel. Como tentativa de se esquivar da adoração católica a santos e a dias de santos, Martinho Lutero realizou a troca de presentes em sua casa na véspera de Natal. Ele disse para as crianças que “Holy Christ”, ou seja, o Santo Cristo (Menino Jesus) havia trazido seus presentes. A tradição foi estendida através de muitos luteranos, apesar de São Nicolau ter recebido o crédito quase tão frequentemente quanto o Menino Jesus.
- Martinho Lutero é reconhecido como a primeira pessoa a decorar árvores de Natal com luzes. Voltando para casa em uma noite de inverno, compondo uma pregação, ficou impressionado pelo brilho das estrelas cintilando entre os ramos. Para reconstruir a cena para sua família, ele montou uma árvore na sala e interligou os galhos com velas acesas.
- Os puritanos se opuseram à celebração do Natal. Em 1647, o governo puritano cancelou o Natal, proibindo festas tradicionais, ordenando que lojas permanecessem abertas, igrejas fechadas e pastores presos por pregarem no dia do Natal.
- Nos Estados Unidos, o estado do Alabama foi o primeiro estado americano a reconhecer a comemoração natalina em 1836, enquanto Oklahoma foi o último, em 1907, apesar de o Natal ter sido declarado como feriado oficial em 26 de junho de 1870.
Por: Editora Vida Nova
Link original: https://tuporem.org.br/9-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-natal/
Deixe um comentário