03 erros de pregadores

O grande chamado, a grande comissão de Jesus é pregar o evangelho a todos (Marcos 16:15). Este não é um conselho, mas sim uma ordem de Jesus Cristo. Isto é para todos os cristãos, não apenas para missionários, pastores, obreiros.

Sabemos que muitos se destacam pelas brilhantes pregações e acabam se tornando pregadores de referência na igreja. Em torno desta chamado universal (pregar o evangelho) e, aproveitando os grandes pregadores promovemos grandes eventos para que o evangelho seja pregado. Este método é eficiente e sabemos quantas conversões acontecem em momentos assim. Porém cometemos pelo menos três erros.

O primeiro erro

Desprezar a pregação individual. Não é porque o método das multidões funciona que a pregação para uma ou duas pessoas deixou de funcionar. Os pequenos grupos e as pregações individuais continuam sendo um eficaz método de divulgação da Palavra de Deus.

O segundo erro

O pregador que se considera grande demais para pequenos grupos. Sei de pregadores que não participam de cultos em pequenas igrejas e rejeitam convites para pequenos grupos. Já ouvi desabados de pastores que tiveram o seu convite rejeitado com a resposta: “Se a sua igreja é pequena, você não da conta de me levar.”

O terceiro erro

Comercializar o ministério. É digno que os pregadores vivam da pregação, Paulo disse: “...que aqueles que anunciam o evangelho vivam do trabalho de anunciar o evangelho.” (1 Cor 9:14 NTLH). Mas sei de pregadores que exigem um pagamento mínimo por sua presença, ou seja por menos que o valor estipulado ele não vai. Um amigo me confidenciou que um pregador respondeu que para uma terça ou quarta-feira ele “faz” por R$ 400,00, mas no domingo o mínimo que ele “consegue fazer” é por R$ 600,00.

Cometendo qualquer um destes erros nos esquecemos que Jesus, o Cristo, pregava para pequenos grupos e até mesmo para uma única pessoa. No evangelho de João só temos pregação para pequenos grupo e até mesmo para uma pessoa (Nicodems, Mulher Samaritana, etc.). Paulo, citado acima por defender o salario de pregador, pregava de porta em porta, nas casas e algumas vezes trabalhou para sustentar seu ministério (2 Cor 12).

Enfim, oro a Deus para que o orgulho e avareza não destrua nossos corações.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Um comentário em “03 erros de pregadores

Adicione o seu

  1. Ótima exposição.
    Oxalá se todas as autoridades eclesiásticas atentassem
    para tal.
    Louvo a Deus pela minhas lideranças, que desde infância me discipulou de acordo a exposição deste texto.
    Que Deus continue a lhe dar ousadia com clareza.
    Sucesso com propósito!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: