Mary Jones viveu no final do século 18 no País de Gales, Reino Unido; ainda com 8 anos de idade, em 1792, a história da Mary Jones se cruzou com a história da Bíblia Sagrada. De família muito pobre, com apenas nove anos de idade, quando foi alfabetizada, estabeleceu uma meta para si: ter uma Bíblia, Bíblia que fosse apenas sua e que pudesse ler o quanto quisesse.
Ela morava em uma pequena vila chamada Alan, naquele tempo, as Bíblias eram muito raras e caras, portanto poucos privilegiados podiam ter um exemplar das Escrituras Sagradas. Apesar das dificuldades, Mary Jones não desistiu e durante seis anos trabalhou duro para reunir a quantia necessária para aquisição de um exemplar da Bíblia; aos 15 anos de idade juntou o suficiente para comprar sua Bíblia.
Ela já podia então, comprar a sua Bíblia, o pastor de sua igreja lhe informou que não era possível comprar Bíblias em Alan, nem nas vilas vizinhas. Ela só conseguiria encontrar um exemplar na cidade de Bala; configurando então mais um obstáculo na frente de Mary, a cidade de Bala ficava a distancia 40 quilômetros.
Pensando em poupar seus sapatos da dura caminhada, a fim de poder usá-los na cidade, a longa viagem 40 Km foi feita a pé por Mary Jones. No inicio da noite, Mary chegou à casa do Rev. Thomas Charles. Ali, no entanto, mais uma dificuldade a esperava, pois o Rev. Thomas havia vendido todas as suas Bíblias. Ele ainda tinha alguns poucos exemplares, mas esses já estavam todos encomendados.
Ao receber essa noticia, Mary começou a chorar. Em seguida, mais calma, ela contou toda sua longa história ao Rev. Então o Pr. Thomas Charles, comovido pela história da menina, retirou do seu armário uma das Bíblias vendidas e entregou-a a Mary. O Rev. Thomas resolveu contar o que tinha ouvido aos diretores da Sociedade de Folhetos Religiosos, uma entidade Cristão local. Os diretores daquela organização chegaram à conclusão de que experiências como a Mary Jones não deveriam mais se repetir.
A história dessa obstinada menina inspirou a criação da primeira Sociedade Bíblica do mundo. No dia 7 de dezembro de 1802 foi fundada a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, em Londres. Fundada por um grupo de líderes cristãos. Esta sociedade bíblica foi constituída com o objetivo de tornar a Bíblia Sagrada um livro acessível a todos os segmentos da população.
Hoje, existem cerca 145 Sociedades Bíblicas ao redor do mundo, presente em mais mais de 200 países. Hoje 91% da população mundial possui traduções bíblicas em seu idioma vernáculo. E até hoje as sociedades bíblicas possuem a missão de promover e difundir as Escrituras Sagradas entre todos os povos do mundo.
Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento
Fontes: Sociedade Bíblica do Brasil \\ Bibliasite.com.br \\eceu.com.br Para conhecer mais sobre a história de Mary Jones, leia o livro "A Bíblia de Mary Jones" editado pela Sociedade Bíblica do Brasil http://www.sbb.org.br/ / Fone: 0800-162 164.
Deixe um comentário