Você é admirador ou seguidor de Jesus?

Neste anos de ministério, já vi muitas pessoas abandonando a fé. A grande maioria não tinha nenhum motivo aparente para isto, simplesmente não se sentiam mais atraídas pela vida com Deus, aparentemente, a vida cristã devotada não era mais uma boa opção. Me lembrei do evangelho de João capítulo 06 dos versos 66 a 69:

“Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?” Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus[1]“.

Então percebi que esta evasão da fé, não é um problema da pós-modernidade, mas algo já relatada nos dias de Jesus; vamos enfatizar a expressão “nos dias de Jesus”, na companhia do próprio Cristo, homens e mulheres já abandonavam a própria fé.

Este abandono da fé já nos dias de Jesus não me deixa aliviado, pois não posso abrir mão da responsabilidade pastoral, mas pensar que até alguns dos que conheceram a Jesus deixaram de seguir isto não representa necessariamente uma falha na igreja ou no meu ministério. Seja como for, neste artigo quero fazer uma avaliação pessoal, ou melhor, vamos considerar o meu, e o seu motivo de seguir a Cristo.

Sempre digo que não existe motivo para deixar de vir a igreja. Se você cometeu algum pecado e não vai à igreja, comete dois erros: primeiro o pecado que cometeu e segundo não ir à igreja. Não importa o que aconteça, nosso lugar é aos pés do Senhor; Ele nunca desistirá de você e sempre terá Sua mão ao seu favor; é claro que mediante ao arrependimento, mas repito: Deus sempre estenderá a mão para você.

A pergunta de Jesus (Vocês também não querem ir?) não foi formulada para tirar a dúvida de Jesus quanto aos discípulos, mas sim para provar o coração dos doze quanto aos motivos que tinham para segui-lo. As palavras são para os genuínos discípulos, para aqueles que eram íntimos de Jesus. Em qualquer jornal, revista, conversas informais pela rua, é comum encontrar julgamentos a terceiros; pessoas que afirmam que se Jesus estivesse aqui, esta ou aquela pessoa seria punida pelos seus atos. No entanto, nunca trazemos este julgamento a nós mesmos; se, Jesus, estivesse diante de mim hoje, o que Ele diria a mim? Quais dos meus erros seriam denunciados pelo próprio Cristo? Qual seria a minha atitude diante de Jesus? Com eu reagiria se Ele me dissesse: “Será que você também quer ir embora?[2]

Não há duvidas que de a resposta esperada por Cristo é uma confissão que que Ele é o Cristo, e que não temos outro caminho a seguir; como na declaração em Isaías 45:5 “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus[3].” A justificativa de Pedro para continuar seguindo a Jesus, resume tudo o que Cristo quer ouvir: “Quem é que nós vamos seguir?[4]”, ou então posso parafrasear: “para onde irei, se só o Senhor tem as palavras de vida eterna.” Talvez Pedro ainda não tivesse compreendido plenamente a natureza espiritual do reino de Cristo, entretanto sua declaração nos ensina que as palavras que Jesus são a chave para a vida eterna. E, por mais que sejam duras ou difíceis, a Palavra de Deus é o único caminho que temos para seguir.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento


[1] NVI – Nova Versão Internacional

[2] Conforme NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje): Mateus 6:67 “Será que vocês também querem ir embora?”; o plural foi retirado pelo autor para corroborar com o apelo retórico do artigo.

[3] NVI – Nova Versão Internacional

[4] João 6:68 Conforme NTLH.

Um comentário em “Você é admirador ou seguidor de Jesus?

Adicione o seu

  1. Olá Ricardo!

    Olha, muito bom o seu texto. Domingo após o culto, eu conversava com alguns irmãos, falando a cerca de como temos que guardar o coração quando pessoas na igreja simplesmente desistem ou procuram por outro aprisco (que é as vezes uma desculpa para abandonar a fé).

    A princípio tentar achar um motivo ou culpado para esse comportamento não é sábio. Jesus não pode ser uma opção para nós, Ele precisa ser O único Caminho.

    Abs.
    http://cafeebonslivros.home.blog

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: