JOSÉ de Nazaré

No dia 19 de Março a igreja católica comemora o dia de São José. Não cremos na “santidade” de José conforme creem nosso amigos católicos, no entanto não descartamos a relevância deste grande homem.

Esquecido na história, José esposo de Maria, tornou-se o pai de Jesus ao se casar com ela. O que tornou Jesus Cristo descendentes de José e pertencente a linhagem de Davi. Sobre a vida de José sabemos do seu casamento com Maria, sua residência e profissão. Embora fosse da tribo de Judá, não residia na região da Judeia. Pelo contrário, era de Nazaré, na Galileia. Naquela cidade, trabalhava como carpinteiro, um ofício que ensinou a Jesus. A ausência de seu nome em Mateus 13:55 e João 2:1 sugerem que ela já estaria morto, pois se estivesse vivo, certamente estaria presente. Alguns argumentam que José era bem mais velho que Maria, por isto já havia falecido quando Jesus iniciou seu ministério público.

De acordo com a cultura de Israel, o noivado e o casamento de José e Maria provavelmente foram arranjados pelos pais, embora a soberania de Deus dirigisse as escolhas de todos os envolvidos, conforme indicado pela árvore genealógica e pelos sonhos de José.

Sabemos que José era justo compassivo. Sua integridade sem dúvida tinha a ver com o cumprimento da lei, mas em parte pela sua obediência a Deus. A compaixão de José é demonstrada ao descobrir que Maria estava grávida e decidiu divorciar-se dela em segredo, ao invés de condená-la ao apedrejamento. José realmente era um homem justo e foi bem escolhido, na soberania de Deus, para ser o marido de Maria e pai de Jesus.

Por: Vani Cândido dos Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: