Ovo de páscoa crente!? Pode isto?

Alguém diz “páscoa” e até (inclusive você) já pensa em um coelho, de preferência branco, carregando uma cesta cheia de ovos de chocolate. Em outro momento discutiremos quando a páscoa mudou seu significado para os saborosos, variados e recheados ovos de chocolate. Mas agora vamos para outra reflexão.

Você se lembra da última praga do Egito? Quando Deus matou todos os primogênitos (Êxodo 11: 04-05)? Esta foi a última praga, logo após o povo de Israel se viu livre da escravidão. Para que nenhum dos primogênitos dos filhos de Israel morresse Deus pede um ritual que seria realizado antes que o anjo da morte visitasse o Egito. Conforme a instrução que está em Êxodo cap 12: 01 a 15, cada família deveria escolher um cordeiro macho de um ano e sem defeito.

O sangue deste cordeiro deveria ser passado no umbral e na verga da porta da porta (vs. 07), e na casa onde estivesse o sangue o anjo da morte não mataria o primogênito daquela família. O cordeiro morreu para que os primogênitos dos filhos de Israel fossem livres da morte; e isto é um tipo (uma referência) ao sacrifício de Jesus Cristo. Um cordeiro de um ano ainda não tinha se reproduzido e nenhum lucro trouxe para seu dono, sacrificado a esta altura faria com que sua única utilidade fosse ser sacrificado.

Em Jesus temos a realização deste ato figurado. Por séculos os israelitas comemoraram a páscoa. Mas na “plenitude dos tempos” (Hebreus 1:2), nasceu Jesus, para viver entre nós e morrer pelos nossos pecados. Jesus escolheu nascer entre nós, para morrer entre nós, e morrer pelo nosso pecado. O próprio Jesus disse: “…eu dou a minha vida (…) Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade…” (João 10:17-18, grifo meu).

A pascoa no antigo testamento era celebrada para comemorar a libertação da escravidão, e com a morte de Jesus nós celebramos a libertação do pecado e esta é a pascoa à luz da palavra de Deus.

Não há pecado algum em comer chocolate (mesmo sendo em forma de ovo); este ano, se a crise deixar eu também comprar um ovo para todos da minha casa. Porem não podemos nos perder diante à nossa cultura popular; correr para comprar um chocolate e acreditar que páscoa é isto.

Páscoa é Jesus Cristo, o sacrifício de Jesus na cruz não pode ser trocado por um pedaço de chocolate; nosso Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados e não por um ovo de chocolate.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: