Bispo Atanásio de Alexandria – 2 de Maio

Falecido em 02 de Maio de 296, o bispo Atanásio, figura de grande relevância para a igreja. Sabemos que nasceu em Alexandria, mas pouco sabemos sobre sua educação e família. Atanásio aprendeu sua teologia e habilidades pastorais de Alexandre, como diácono e eventualmente, serviu como seu secretário.

Atanásio foi fiel defensor da ortodoxia durante a grande crise ariana, imediatamente após o concílio de Niceia, pagou a sua heroica resistência à difundida heresia com cinco exílios que lhe foram impostos pelos imperadores Constantino, Constâncio, Juliano e Valente. Passou os dois últimos exílios no deserto, junto com seus amigos monges.

O legado de Atanásio baseia-se quase inteiramente em seus esforços heroicos para defender a divindade de Cristo e do Espírito contra aqueles cujas reflexões teológicas achavam que isto era absurdo. Para Atanásio, o problema não era mero raciocínio abstrato, mas a leitura simples das escrituras.

Jesus é o próprio Deus que desceu, não uma criatura mediadora. Portanto, ao mesmo tempo em que acreditamos que Deus é um só, entendemos que ele também é três pessoas que se interrelacionam. Nós não adoramos uma criatura ou um homem, mas o próprio Deus em carne humana.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: