Um pouco sobre a história dos apóstolos Filipe e Tiago

De Filipe o que sabemos a seu respeito através do Novo Testamento é que seu nome está entre os doze, na escolha dos apóstolos por Cristo. Ele nasceu em Betsaida na Galileia e as poucas evidências fornecidas pelos Evangelhos apontam que ele era pessoa simples, acessível e sincero, que desfrutou de um convívio saudável e espontâneo com Jesus.

Fontes externas nos contam que Filipe contribuiu para que muitos pagãos se convertessem ao Evangelho quando pregou na Ásia Menor, e que possivelmente tenha morrido crucificado de cabeça para baixo aos 87 anos no tempo do imperador Domiciano.

Sobre Tiago, sabe-se que ele nasceu em Cafarnaum, era filho de Zebedeu e irmão de João o Evangelista. Era conhecido como Tiago “o Maior”, para diferenciar do apóstolo de mesmo nome, conhecido como “o menor”.

Estava pescando quando Jesus o chama para ser seu apóstolo. Ele possuía uma personalidade tempestiva e por isso Jesus chamou a ele (Tiago) e seu irmão João de “filhos do trovão”.

Tiago anunciou o Evangelho e muitos se converteram, porém isso lhe custaria a vida. O rei Herodes de Agripa, na perseguição contra os cristãos prendeu Tiago, acusado e condenado à morte por falso testemunho, incitando o povo contra as ordens do imperador.

Assim no ano de 42 d.C. a sentença foi executada e Tiago “o Maior” se tornou o primeiro apóstolo a morrer pela fé em Cristo. Justo Gonzales conta que segundo a tradição seus restos mortais teriam sido levados para à basílica de Santiago de Compostela na Espanha, para onde também foi levado Filipe depois de sua morte. Este seria o motivo pelo qual a Igreja latina festeja os dois apóstolos no mesmo dia.

Por: Luciene Paes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: