Existem assuntos que sempre voltam para as discussões teológicas e uma delas é sobre a quantidade de vezes em que o tema inferno é tratado. Muitos pregadores são criticados ao se aterem ao tema “inferno” (e seus desdobramentos) repetidas vezes, chegando a ponto de alguns se limitarem a isto em suas pregações.
Aqui temos um levantamento dos momentos em que Jesus tratou sobre céu e inferno nos evangelhos, vejamos abaixo:
- Mateus: Céu: 33 vezes x Inferno: 9 vezes
- Marcos: Céu: 16 vezes x Inferno: 3 vezes
- Lucas: Céu: 36 vezes x Inferno: 3 vezes
- João: Céu: 17 vezes x Inferno: 0 vezes
Total: Céu 102 vezes x Inferno – 15 vezes
Estes dados deixam clara a preocupação de Jesus em falar sobre o céu, deixando inferno como um assunto de relevância bem menor que o céu. Ainda acredito que o inferno é um assunto bíblico e deve ser tratado em nossas igrejas, no entanto eu prefiro seguir os passos de Jesus e falar muito mais sobre os céus.
Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento
Levantamento das ocorrências de céu e inferno nos evangelhos por: Hermes C. Fernandes em https://web.facebook.com/pregaoevangelho/ (publicado em 04/02/2013)
Interessante! Nunca tinha parado para pensar sobre isso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou estudar, lendo os evangelhos com mais cuidado, para checar as informações acima, mas se possível, quando informar sobre algo, será interessante colocar as referências bíblicas. Deus abençoe você e família!
CurtirCurtir
Concordo com você,mas faço um contra ponto! Nesse tempo que estamos vivendo veja a necessidade de abordar com mais frequência o tema pois as pessoas estão muito descuidadas com relação ao pecado e suas consequências. Obrigado
CurtirCurtir
Me desculpe, mas texto não é convincente, pq não postou os versículos para as pessoas poderem confirmar?
CurtirCurtir
Querido irmão! Se você não acredita na conclusão da pesquisa, por que vai acreditar que os versículo relacionados são a totalidade das citações de Jesus. Mas se você quiser pesquisar, me envie que eu acrescento ao artigo e você assina como co-autor. O que acha?
CurtirCurtir
Olá, um site que tem título de teologia deveria se preocupar com o termo “céu”, não é porque tem a palavra “céu” que está falando dele, especificamente. Quando cita o inferno, logo fala dele.
“Aves do céu”, “como no céu”… São termos aleatórios… por favor, essa página atrapalha mais do que ajuda
CurtirCurtir
01. Desde quando é você quem decide a pauta do site?
02. Seu comentário desconhece TOTALMENTE o trabalho realizado aqui. Se você tivesse ao menos a curiosidade de ver os artigos mais recentes, não teria coragem de fazer este comentário.
CurtirCurtir