A palavra esperança é muito utilizada para fortalecer os corações cansados, a própria bíblia utiliza a esperança para falar da salvação, afinal está escrito: “Pois nessa esperança fomos salvos…” (Romanos 8:24).
No entanto a palavra esperança representa de certa forma uma condição de impotência, de quando não temos condições de agir. Por exemplo quando alguém sai de casa sem guarda-chuva, supondo que esta pessoa não queira se molhar, ela passa a ter “esperança” que não chova. Afinal de contas a chuva não está sob seu controle. Logo ter esperança de bom tempo é sua única alternativa.
O apóstolo Paulo entende muito bem este conceito, tanto é que diz sobre a esperança ele diz: “Quem espera por aquilo que está vendo?” (Rm 8:24). E quando falo assim pode transparecer que quero te desanimar quanto à salvação, mas é justamente o contrário; o que temos em Deus é a esperança, sim esta esperança. Esta cujo um dos conceitos está implícito a total falta de ação da nossa parte. E a bíblia nos manda, 1 Tessalonicenses 5:8, vestir “o capacete da esperança da salvação”.
Se a esperança remete à incapacidade de agir, enquanto esperamos que algo bom aconteça sem nossa ação. Então está plenamente correto ter a esperança da salvação, pois a salvação não depende de nós, depende de Cristo. Jesus já morreu na cruz por nós, e nada fizemos para merecer e muito menos somos capazes de fazer algo para passar a merecer. A salvação vem Dele, por nenhum outro. A salvação é um mérito de Jesus Cristo e não nosso.
Ninguém pode salvar a si mesmo, mas Cristo já nos salvou através do sacrifício na Cruz. Se esperança é confiar em algo que não podemos controlar, logo eu tenho a esperança na salvação; pois a salvação não vem de mim, não pode ser controlada por mim. Contudo ela vem de Jesus Cristo, nosso salvador. Se tenho medo de perder a salvação? Ela não é minha, ela é de Cristo, ele me salvou. Quem pode tirar minha salvação das mãos do Senhor Jesus? Romanos 8:32 “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?“
Sim tenho esperança na salvação e não apenas; também tenho confiança na salvação. Afinal de contas foi Cristo quem me salvou. E assim como o profeta Jeremias, eu espero “tranquilo pela salvação do Senhor.” (Lamentações 3:26)
Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento
Ótimo texto!
CurtirCurtido por 1 pessoa