A relevância do estudo teológico no dia a dia da igreja é sempre um debate caloroso e requer de nós cautela. Existem criticas de ambos os lados, cada um defendendo sua própria ênfase. De um lado leigos (não graduados) dizendo que estudar teologia é perca de tempo e que teólogos não pregam o evangelho. Por outro lado teólogos argumentam que sem a devida qualificação a pregação se torna vazia, passiva de erros e quando leigos são questionados em questões sobre a fé, não tem argumentos para defender a própria fé.
Não pretendo tomar partido neste debate, mas sim esclarecer que o corpo de Cristo é formado por vários membros, cada membro com sua função. E o corpo é formado pela justa posição de cada um destes diferentes membros.
A autoridade da igreja repousa sobre a bíblia, que por ser um livro, requer interpretação. O estudo da bíblia é importante para que haja correta interpretação e aplicação do texto. Aqueles que dizem (por exemplo): “Não preciso de teologia, só preciso dizer: Jesus te ama e morreu por você” comete um erro grave, pois saber que Jesus ama a todos e que a prova disto é a morte na cruz é uma conclusão teológica. Logo apesar de negar, esta pessoa está praticando teologia e aplicando conclusões teológicas.
Por outro lado não podemos ignorar que muitos teólogos se dedicam a estudos avançados, mas não conseguem colocar em prática suas conclusões teológicas. Este comportamento não é aceitável, pois o objetivo da teologia não pode ser extrair conhecimento da bíblia e colocá-lo em outro livro, mas sim aplicá-lo à vida comum da igreja (igreja corpo de Cristo). Todo estudo teológico deve ser aplicável ao contexto geral da igreja, seja no ensino, seja na doutrina. Se a teologia não se desenvolve em missões ela perde seu objetivo, afinal o que são as revelações bíblicas senão o caminho para a salvação das nossas almas? Do que adianta possuir conhecimento bíblico e não falar ao mundo que Jesus nos amou e por Ele somos salvos?
Quando Jesus nos convida às missões, ele diz “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” (Marcos 16:15). Aqui somos convidados a agir, indo pelo mundo, desde a minha casa até onde eu conseguir chegar, e todo este caminho levando o evangelho de Cristo. Mas qual evangelho? Para saber qual evangelho levar, é preciso estudar, aprender a bíblia e então pregar com ousadia. Precisamos de fé e conhecimento da Palavra de Deus, sendo um obreiro aprovado “que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15
Então quando me perguntam sobre teologia e missões eu apenas concluo que são dois remos do mesmo barco. Tentar conduzir este barco com apenas um dos remos é remar em círculos.
Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento
Deixe um comentário