Trajetória da Bíblia Sagrada no Brasil

Quando temos uma bíblia em casa, em nosso idioma, com índice, mapas e diversos auxílios não fazemos ideia da história por trás das nossas bíblias em língua portuguesa. Para quem se interessa pelos fatos históricos que envolvem a bíblia, eu trouxe uma pesquisa da Sociedade Bíblica do Brasil (resumida), com uma breve linha de tempo da Bíblia Sagrada no Brasil.

  • 1808 Família real portuguesa chega ao Brasil e o Imperador Dom João VI decreta a abertura dos portos. A Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira (SBBE) produz o Novo testamento em língua portuguesa. Chega ao Brasil 12.000 (doze mil) exemplares do Novo Testamento em português, na tradução de João Ferreira de Almeida, versão de 1753 publicada pela SBBE.
  • 1819 SBBE publica sua primeira Bíblia Completa em português também na tradução de João Ferreira de Almeida (versão de 1773).
  • 1836 Chegam ao Brasil os primeiros missionários da Igreja Metodista: Spalding e Kidder. Que passaram a distribuir exemplares do Novo Testamento em português da Sociedade Bíblica Americana.
  • 1881 Secretário executivo da SBBE no Brasil entrega ao Imperador Dom Pedro II um exemplar da Bíblia e que faz parte do acervo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
  • 1900 SBBE publica a edição da Bíblia na tradução Almeida Revista e Corrigida, com títulos nos parágrafos, referências, texto alternativo nas margens e mapas.
  • 1903 Sociedades Bíblicas no Brasil nomeiam uma Comissão de Tradução para desenvolver a Tradução Brasileira da Bíblia.
  • 1908 É publicado o Novo Testamento na tradução Brasileira.
  • 1917 É lançada a Bíblia completa na tradução Brasileira

Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil

Revista A Bíblia no Brasil – edição 219 Abril a Junho de 2008

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: