A divisão da bíblia em capítulos e versículos

Os originais da bíblia (os manuscritos) eram escritos no formato de texto livre, ou seja, os autores apenas escreveram como se fosse uma carta ou contando uma história. Logo, originalmente, os livros da Bíblia não eram divididos em capítulos e versículos. Até Jesus quando citava as Escrituras usava a expressão “está escrito”, pois não havia uma forma de referenciar com exatidão.

Hoje é tão natural a divisão em capítulos e versículos que parece ter sido sempre assim. Esta classificação do texto bíblico em capítulos e versículos numerados permite, encontrar imediatamente uma passagem, seja qual for a paginação adotada por uma edição. Esta é uma ferramenta fundamental todos, desde o leitor até o pesquisador, assim todos podem ter a mesma referência.

Curiosamente a organização da Bíblia em capítulos e versículos se deram em diferentes épocas.

A Bíblia foi dividida em capítulos

No início do século 13 (entre 1234 e 1242), o teólogo inglês Stephen Langton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França. Outros sistemas já haviam sido propostos, mas nenhum deles foi aceito devido à dificuldade na aplicação, como, por exemplo, uma divisão do Evangelho de Marcos em quase 50 capítulos, não em 16 como temos hoje.

Até então, em Paris, nos dias de Langton, havia estudantes estrangeiros, cada um deles trouxe consigo uma Bíblia de seu país. Mas os estudantes não conseguiam encontrar facilmente o trecho que o professor estava citando, isto porque a divisão de capítulos nas suas Bíblias era diferente. Como o modelo de Langton foi bem aceito, rapidamente se tornou o padrão para as demais traduções e hoje temos consenso sobre a divisão dos capítulos da bíblia.

A bíblia dividida em versículos

Cerca de 300 anos depois, na metade do século 16, o erudito francês, Robert Estienne, criou a divisão em versículos. A proposta era unificar não somente a divisão numerada de capítulos, mas também de versículos. Roberto Estienne fez a divisão em versículos da versão grega do Novo Testamento em 1.551 e, em 1555 fez a divisão completa da versão latina.

Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com a numeração em capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530.

Bíblias impressas em capítulos e versículos numerados

A primeira Bíblia impressa a ter capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, publicada em 1560 na Suíça. Os editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos de Stephen Langton, e versículos de Robert Estienne, conscientes da grande utilidade que teriam para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas.

Em 1592, o Papa Clemente VII coordenou a publicação de uma nova versão da Bíblia em latim, para uso oficial da Igreja Católica Romana, e nela foi incluída esta divisão (e numeração) de capítulos e versículos. Assim, no final do século XVI judeus, protestantes e católicos haviam aceitado a divisão em capítulos introduzida por Stephen Langton, e a subdivisão em versículos introduzida por Robert Estienne.

Em Português, a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos. Desde então, estas divisões em capítulos e versículos ganharam aceitação como uma forma padronizada para localizar os versículos da Bíblia, e até hoje são aceitas universalmente.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Referências

Bíblia On, Como a Bíblia foi formada e organizada? <https://www.bibliaon.com/biblia_formada_organizada/>

Ateleia, Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos? <https://pt.aleteia.org/2016/03/14/quem-dividiu-a-biblia-em-capitulos-e-versiculos/>

Grupo News, Curiosidades sobre a bíblia: <https://www.gruponews.com.br/bases-cristas/curiosidades-sobre-a-biblia.html>

Escola Bíblia OnLine, A Bíblia dividida em capítulos e versículos: <http://escolabiblicaonline.net/a-biblia-dividida/>



Vulgata Latina sem a divisão em capítulos ou versículos.
Bíblia de Genebra com a divisão em capítulos e versículos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: