Papel e posição das mulheres na Bíblia

A mulher, assim como o homem, foi feita à imagem de Deus (Gn 1.27). Nas lei do Antigo Testamento, a mãe devia ser honrada (Êx 20.12) e obedecida (Dt 21 .18ss.); era isenta dos serviços no sábado (Êx 20.10) e podia ser proprietária de terras em seu próprio nome se não houvesse herdeiros masculinos.

Há muitos exemplos de mulheres na Bíblia, como Miriã e Débora, que desempenharam papel importante na vida nacional, e da grande influência contra a verdadeira religião exercida por mulheres com o Jezabel. Posteriormente, por causa dos ensinos rabínicos, as mulheres passaram a receber um papel inferior.

No Novo Testamento Jesus manteve contato com algumas mulheres. Sua própria mãe era “ bendita” por Deus (Lc 1.28-42), e Jesus na cruz a entregou aos cuidados de João (Jo 19.26s.). Jesus perdoava, ensinava e curava mulheres assim com o fazia com os homens, e elas, por sua vez, o serviam e lhe supriam as provisões necessárias. Deste modo, colocava-as em pé de igualdade com os homens, exigia delas os mesmos padrões e lhes oferecia a mesma salvação oferecida aos homens.

Depois da ressurreição, as mulheres receberam o Espírito Santo (At 2.1-18); a casa de uma mulher veio a ser o centro da igreja em Jerusalém (At 12.12); foi uma mulher a primeira pessoa na Europa a se converter no ministério de Paulo (At 16.14); e na igreja primitiva as mulheres exerciam ministérios importantes (At 21.9). Paulo, ao estabelecer o princípio da igualdade dos sexos diante de Deus (Gl 3.28), lidou com as situações locais exigindo que as convenções daquela época fossem observadas.

Fonte: Dicionário Bíblico Vida Nova / editor. Derek Williams;Tradução: Lucy Yamakami… [etal.]. – São Paulo: Vida Nova, 2000.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: