Conheçam Priscila e Áquila

Ao que tudo indica Priscila e Áquila foram convertidos do apóstolo Paulo durante seu ministério na cidade de Corinto (At 18.1-3). O caráter pessoal de Priscila ou seu papel na liderança da igreja pode ser deduzido pelo fato de seu nome aparecer antes do de Áquila em quatro de seis menções (At 18.18,26; Rm 16.3; 2Tm 4.19).

Uma grande curiosidade é que eles jamais são mencionados em separado no Novo Testamento. O fato de Prisca (forma mais adequada do nome, pois Priscila é uma forma familiar) ser em geral mencionada primeiro tem levado alguns a insinuar que ela era de classe social superior ou mais proeminente na igreja que o marido.

O casal foi expulso de Roma, com todos os judeus, por Cláudio em 49 d.C, sendo provavelmente já convertidos quando se encontraram com Paulo em Corinto (At 18.1-3). Foram com Paulo a Éfeso onde ajudaram a levar o influente Apolo a uma fé mais completa (At 18.24-26), pois lhe deram instruções mais claras sobre os caminhos do Senhor. Romanos 16.3 indica que retomaram a Roma após a morte de Cláudio.

Áquila era um judeu natural do Ponto, na Ásia Menor. Suetônio registrou que o imperador “baniu de Roma todos os judeus, que continuamente causavam tumultos, instigados por Cresto”. De Roma, Áquila e Priscila foram para Corinto, onde Paulo (em sua segunda viagem missionária) os conheceu. Lá eles viveram juntos, trabalhando no mesmo negócio como fabricantes de tendas.

Quando o apóstolo deixou Corinto, o casal o acompanhou, tendo permanecido em Éfeso após Paulo retornar à Síria (At 18.18,19). Na ocasião da escrita da sua Primeira Epístola aos Coríntios, Priscila e Áquila ainda viviam em Éfeso, onde sua residência foi utilizada como um espaço para os cristãos se reunirem (1Co 16.19). Pelo fato de o decreto de Cláudio ser de caráter temporário, Priscila e Áquila foram novamente para Roma nos dias que Paulo escreveu sua carta aos cristãos de Roma (Romanos 16.3). Quando a Segunda Carta a Timóteo foi escrita, eles estavam de volta a Éfeso (2 Tm 4.19).

Fonte

WILLIAM, Derek. Dicionário Bíblico Vida Nova. Editora Vida Nova, São Paulo, 2000

COMFORT, Philip W.; ELWELL, Walter A. Dicionário bíblico Tyndale. Editora Geográfica - Santo André-SP, 2015.

DAVIS, John D. Dicionário da Bíblia John Davis. Editora Hagnos. São Paulo, 2005 




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: