02 de Maio – Bispo Atanásio de Alexandria
Falecido em 02 de Maio de 296, o bispo Atanásio, figura de grande relevância para a igreja. Sabemos que nasceu em Alexandria, mas pouco sabemos sobre sua educação e família. Atanásio aprendeu sua teologia e habilidades pastorais de Alexandre, como diácono e eventualmente, serviu como seu secretário.
Atanásio foi fiel defensor da ortodoxia durante a grande crise ariana, imediatamente após o concílio de Niceia, pagou a sua heroica resistência à difundida heresia com cinco exílios que lhe foram impostos pelos imperadores Constantino, Constâncio, Juliano e Valente. Passou os dois últimos exílios no deserto, junto com seus amigos monges.
O legado de Atanásio baseia-se quase inteiramente em seus esforços heroicos para defender a divindade de Cristo e do Espírito contra aqueles cujas reflexões teológicas achavam que isto era absurdo. Para Atanásio, o problema não era mero raciocínio abstrato, mas a leitura simples das escrituras. Jesus é o próprio Deus que desceu, não uma criatura mediadora.
Portanto, ao mesmo tempo em que acreditamos que Deus é um só, entendemos que ele também é três pessoas que se interrelacionam. Nós não adoramos uma criatura ou um homem, mas o próprio Deus em carne humana.
Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento
Deixe um comentário