Onde o homem é a imagem e semelhança de Deus?

Quando a bíblia diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, que imagem e que semelhança é esta? O texto bíblico é Gênesis 1:26

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

A narrativa da criação deixa claro a proeminência do homem acima dos demais seres criados. A palavra “homem” em hebraico é “ʼādām” (אָדָם), a raiz desta palavra possui alguns significados distintos como: “homem”, “ser humano”, “indivíduo ou alguém”, “humanidade”; também significa o nome próprio “Adão”, assim como “quem, aquele que”, “gente”. O termo não possui gênero feminino nem plural.

Por dizer que o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus podemos determinar que o ser humano é a única criatura que se parece com Deus. É desta semelhança que vem todo o domínio do homem sobre as criaturas, sob animais domésticos e selvagens. E também por isto, ele (o homem), pode manter um relacionamento pessoal com Deus, como o que existe entre filhos e pais.

Os aspectos principais desta imagem e semelhança com Deus se destaca, portanto, de possuir a vida Dele e potencial de intimidade com Deus. Além disto o homem é um servo de Deus na terra, e administrador da criação. A imagem é passada para todos os seres humanos, dando a cada pessoa dignidade concedida por Deus.

Muitos estudiosos separam os termos “imagem” de “semelhança”, interpretando que imagem é relativo à razão natural e semelhança faz referência a justiça original e que foi perdida na queda. Porem outros estudiosos das línguas originais demonstram que os dois termos hebraicos são usados como sinônimos nas Escrituras, sendo apenas um exemplo de paralelismo na poesia hebraica.

O homem, como Deus o criou, era claramente diferente dos demais animais já criados. Deus coloca o homem num patamar bem mais alto, Deus o criou para ser imortal, e fez dele uma imagem especial de Sua própria eternidade. Era uma criatura que o seu Criador podia visitar e ter relacionamento com ele.

Por outro lado, o Senhor também criou o homem para que este fosse digno Sua confiança. O homem foi constituído possuidor do privilégio da escolha, podendo até mesmo desobedecer o Criador; o homem deveria ser o ser o representante e administrador da criação, fazendo a vontade de Deus e cumprindo o propósito divino. E por isto o homem foi criado a imagem, conforme a Sua semelhança.

Devido à queda, a humanidade foi afastada de Deus; E graças ao grande amor de Deus nossos pecados foram perdoados na cruz, e “…agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.” Efésios 2:13

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Referências Bibliográficas

_____. Bíblia de Estudos de Genebra, Sociedade Bíblica do Brasil 2011

_____. Enciclopédia de Estudos de Teologia. Editora Semeie

_____. Biblia de Estudos NTLH, Sociedade Bíblica do Brasil 2010

PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. ‎ Editora Batista Regular; São Paulo 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: