O significado do Amém

Toda a cristandade convive com a palavra “amém”, talvez o primeiro contato tenha sido na chamada Oração do Pai Nosso que termina com “livrai-nos do mal… amém” (Mateus 6:13). Mas não sabemos o que o amém quer dizer.

A palavra amém é um adjetivo hebraico que significa “verdadeiro”, “certo”, “digno de confiança”; também é possível que seja uma forma adverbial com o sentido de “é digno de confiança” (ou veraz). O verbo correlato, amam, significa “sus­tentar”, “apoiar”.

O uso do “amém” como uma explicação, significa “certamente”, “assim seja”, “na verdade”; como é aplicado em Salmos 41:13: 72:19; 89:52; 106:48; 1 Crônicas  16:36 e Neemias 8:6. O trecho de Isaías 65:16 faz de Yahweh o Deus do Amém, isto é, aquele que fala com verdade, em quem todos podem confiar.

Ainda no Antigo Testamento também encontramos a expressão na na aceitação de um juramento e de suas consequências, como vemos em Deuteronômio 27.15.

No Novo Testamento, o uso grego emprega o vocábulo para indi­car “verdadeiramente”, “de fato”, “assim seja”, “isso mesmo”. O termo tornou-se comum nas orações, nas doxologias, nas respostas congregacionais, nas exclamações de aprovação. Nos evangelhos sinópticos, a palavra é dita por Jesus por 54 vezes. Só o evangelho de João contém 25 repetições do termo, sempre em forma dupla (amém, amém), para ênfase especial.

Jesus começou muitas das suas sentenças com a expressão, amém; Porem a maioria foram traduzidas para “Na verdade, na verdade”.

Algumas ocorrências do termo amém aparecem em: João 1:51; 3:3; 5:19,24,25; 12:24; 14:12. Paulo tam­bém fez uso do amém, como em Romanos 15:3; 16:27; 1 Coríntios 16:24; Gálatas 6:18; Efésios 3:21. Em doxologias temos Hebreus 13:21: 1 Pedro 4:11; 5:11; 2 Pedro 3:18; Judas 25.

Em Apocalipse, a palavra aparece por nove vezes, e a mais importante delas é quando figura como nome próprio de Cristo, o Amém, em Apocalipse 5:14. Em Cristo culmina a certeza da mensagem espiritual.

E agora sabemos o que o “Amém” significa.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Referências

DOUGLAS, J.D. O Novo Dicionário da Bíblia; Editora Vida Nova, 2006
Bíblia de Estudo NTLH, Sociedade Bíblica do Brasil, Ed. Sbb 2009
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado: versículo por versículo: São Paulo: Hagnos, 2002.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: