As quatro visões de Daniel

As quatro visões do livro do Daniel tratam da luta entre as forças do bem e do mal nesta terra, do tempo do Daniel até o estabelecimento do eterno reino de Cristo. Posto que Satanás usa os poderes terrestres em seus esforços para frustrar o plano de Deus e destruir seu povo, estas visões apresentam aqueles poderes através dos quais o maligno há atuado com muito empenho.

A primeira visão

A primeira visão (capítulo 2) trata principalmente de mudanças políticas. Seu propósito primitivo era revelar ao Nabucodonosor seu papel como rei de Babilônia e lhe fazer saber “o que tinha que ser no futuro” (versículo 29).

A segunda visão

 Como se fosse um suplemento da primeira visão, a segunda (capítulo 7) destaca os altos e baixos do povo de Deus durante a hegemonia dos poderes mencionados na primeira visão, e prediz a vitória final dos Santos e o julgamento de Deus sobre seus inimigos (versículos 14, 18, 26-27).

A terceira visão

A terceira visão (capítulos 8 e 9) complementa à segunda e faz ressaltar os esforços de Satanás por destruir a religião e o povo de Cristo.

A quarta visão

A quarta visão (capítulos 10 a 12) resume as visões precedentes e trata o tema em forma mais detalhada que qualquer das outras.

Amplia o tema da segunda visão e o da terceira. E também coloca ênfase especial em “o que tem que vir a seu povo nos últimos dias; porque a visão é para esses dias” (Daniel 10:14), e o “tempo fixado era largo” (versículo 1, RVA). A narração esboçada da história que se encontra em Daniel 11:2-39 leva a “os últimos dias” (Daniel 10:14) e os acontecimentos “ao cabo do tempo” (Daniel 11:40).

As profecias de Daniel estão estreitamente relacionadas com as do livro do Apocalipse. Em grande medida o Apocalipse trata do mesmo tema, mas faz ressaltar em forma especial o papel da igreja cristã como povo escolhido de Deus. Em consequência, alguns detalhes que podem parecer escuros no livro do Daniel com frequência podem esclarecer-se ao compará-los com o livro do Apocalipse.

Daniel recebeu instruções de fechar e selar aquela parte de sua profecia referente aos últimos dias até que, mediante um estudo diligente do livro, aumentasse o conhecimento de seu conteúdo e de seu importância (Daniel  12:4). Embora a porção da profecia de Daniel relacionada com os últimos dias foi selada (12:4;), João recebeu instruções específicas de não selar “as palavras da profecia” de seu livro, “porque o tempo está perto” (Apocalipse 22:10).

De modo que para obter uma interpretação mais clara de qualquer porção do livro do Daniel que seja difícil de entender, devêssemos estudar cuidadosamente o livro do Apocalipse em busca de luz para dissipar as trevas.

Fonte

Comentário Bíblico Internacional. Editorial Verbo Divino; 4ª edição (15 fevereiro 1999)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: