Afinal o que é Blasfêmia?

No Antigo Testamento, em linhas gerais, se trata de um insulto à honra de Deus, que acarretava pena de morte (Levítico 24.10). E também é o nome que se dá à linguagem perversa contra Deus, como podemos ver (por exemplo) em Salmos 73.10-18; Isaías 3.5; Apocalipse 16.9, 11 e 21.

A lei mosaica punia com a morte este pecado, Levítico 24.16 é um exemplo. Nabote foi acusado falsamente de blasfêmia, 1 Reis 21.10-13. Estêvão em Atos 6.11 e Jesus Cristo em Mateus 9.3; 26.65-66; João 10.36.

A blasfêmia contra o Espírito Santo, consistia em atribuir os milagres de Cristo à influência de Satanás, veja em Mateus 12:22-32; Marcos 3:22-30. Em geral, era cometido por pagãos, como em 2 Reis 19-22, e a idolatria de Israel era encarada como cometer a blasfêmia dos pagãos (veja Isaías 65.7).

Em Lucas 10:16 também se faz referência ao insulto proferido (ou dirigido) a Deus em cujo nome eles falam. Em Marcos 3:28, por exemplo, a palavra também é empregada em referência à linguagem caluniosa dirigida às pessoas, sendo melhor traduzir por “calúnia” ou “abuso”, falta séria porque as pessoas são feitas à imagem de Deus (Tiago 3:9).

Marcos 3:29 fala de “blasfemar contra o Espírito Santo”, pecado que jamais pode ser perdoado, esta é uma rejeição persistente e deliberada ao chamado do Espírito à salvação por meio de Cristo. O arrependimento já não é possível para quem esteja em tão profunda situação, que não possa reconhecer o próprio pecado.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Referências Bibliográficas

DAVIDS, Jhon D. Dicionário da Bíblia. Juerp 13 Edição
WILLIAMS, Derek. Dicionário Bíblico Vida Nova. Editora Vida Nova. São Paulo 2000.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: