Quando alguém cita um único versículo da bíblia, e desconsidera todo o restante da bíblia, inclusive do versículo imediatamente anterior e posterior. Este alguém não está usando a bíblia e muito menos defendendo a mesma.
Na verdade esta pessoa achou uma frase isolada, e agora está usando a seu favor independente do contexto bíblico a qual pertence. Aquele que cita versículos isolados e descontextualizados está defendendo a si mesmo e tentando se passar por alguém que tem base bíblica para suas atitudes. Vejamos alguns exemplos:
a) Eu danço porque o Rei Davi dançou
Sim, Davi dançou. Uma única vez, na rua. Davi nunca dançou no templo, durante o culto e rebolando em cima do altar ao passo da música das últimas paradas de sucesso.
b) Deus não deu autoridade para as mulheres, elas devem ser submissas
A bíblia diz que a mulher deve ser submissa ao marido, e não a todo e qualquer ser humano do sexo masculino. Se fosse assim as mulheres seriam submissas até aos seus filhos e isto estaria em conflito com o mandamento de honrar pai e mãe.
c) Quem tem promessa de Deus não morre
O capítulo 11 de hebreus tem uma lista enorme de pessoas notáveis pela fé e que morreram sem ver o comprimento da promessa. A propósito não tem nada na bíblia dizendo “quem tem promessa de Deus não morre”, como na famosa canção. O mais próximo que encontrei disto foi Salmos 118:17, mas ali o salmista diz que naquela ocasião confia que não morrerá para não dar aquela alegria aos inimigos.
d) Jesus proíbe julgamentos
O que Jesus condena na verdade é a atitude dos fariseus em se acharem superior aos outros. Mas bíblia tem inúmeros versículos advertindo contra o pecado e ensinando o caminho do arrependimento. E de igual modo existem muitos versículos instruindo a fazer julgamentos justos.
e) Jesus anulou o Antigo Testamento, não se deve seguir
O Antigo Testamento e a Lei não foram encerrados (ou anulados por Jesus). Após a cruz de Cristo a lei cerimonial foi encerrada, mas a lei moral de Deus permanece. A ainda precisamos obedecer todos os princípios de adoração, moral, santidade, vida em retidão e tudo mais. O Antigo Testamento continua valendo assim como o Novo Testamento.
Conclusão
Muitos outros exemplos poderiam ser citados,mas acredito que estes são o suficiente para demonstrar a importância de contextualizar os versículos e jamais buscarmos uma teologia para atender ao nosso objetivo pessoal. Sempre devemos nos perguntar: O que a bíblia quer dizer?
Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento
Deixe um comentário