Quem foi Mefibosete?

A bíblia nos fala de dois Mefibosete. O menos conhecido é filho de Saul com a concubina Rispa e o outro é filho de Jônatas (filho de Saul e amigo de Davi) que ficou aleijado após um acidente. O Mefibosete, filho de Saul é citado apenas em 2 Samuel 21:8. O texto diz: “Mas o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, dois filhos de Rispa, filha de Aiá, que ela teve com Saul”. E nada mais sabemos sobre ele senão a condição de ser filho de Saul com sua concubina Rispa.

Bem mais conhecido é Mefibosete filho de Jônatas, talvez seu nome pode ter sido Meribe-baal (1 Crônicas 8:34; 9:40). Ele ficou aleijado aos cinco anos durante uma fuga, quando sua cuidadora o deixou cair (2 Samuel 4:4). Ainda assim eles conseguiram fugir, porem o sucesso desta fuga ficou em segredo na ocasião, portanto com a morte de Is-boset todos entenderam que a linhagem de Saul estava extinta.

Mais tarde em 2 Samuel cap 9, Davi perguntou se ainda havia algum descendente de Jônatas para receber honras em nome da amizade entre eles. Neste ponto da história conhecemos um pouco mais sobre o caráter de Davi, pois o agora poderoso e bem sucedido rei se lembra de um juramento feito a Jônatas (1 Samuel 20.14-17,42). Então por causa deste juramento ele fica sabendo de Mefibosete e o busca para morar no palácio.

Este acontecimento fez com que Mefibosete temesse por sua vida. Ele sabia que era comum exterminar todos os membros da dinastia anterior e, tecnicamente, ele era o príncipe herdeiro do trono de israel, mas da linhagem de Saul. Mas agora Davi era rei de Israel e a dinastia de Saul havia acabado. Mas ao contrário disto Davi da ordens para que Ziba administrasse as terras que eram de Saul (e agora pertenciam a Davi), para que Mefibosete tivesse uma renda compatível com a sua posição (2 Samuel 9:9-10).

A bíblia nos fala pouco sobre este personagem, porem temos uma grande história. A do rei que honrou a promessa a um grande amigo e, aquele que teve uma vida mais difícil devido a deficiência física adquirida, mas que recebeu a honra de morar no palácio além vida digna a partir deste momento da sua vida.

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: